No dia 13 de junho de 2005 o Itatiaia amanheceu entristecido e chocado. Naquela fatídica data o Itatiaia perdia o seu filho mais amado; morria o querido Geraldo Cotinguiba Araújo. A sua morte pegou todos de supresa e nos deixou, amigos e parentes, estupefatos. A imprevisibilidade da vida havia nos pregado uma peça e aberto uma ferida no peito daqueles que lhe amava. Sofremos uma perda irreparável e ainda estamos elaborando o nosso luto e ressignificando a nossa dor.
Nada substituirá o Geraldo, mas o vazio de sua presença será preenchido pelo espírito de sua luta, de seus valores e de seu exemplo de vida. Ele partiu, todavia nos deixou um modo de viver e enfrentar as dificuldades e vissicitudes da vida. É nesse modo, marcado pela simplicidade e pelo afeto, que nós miramos e buscamos nos espelhar.
Em meio ao profundo sentimento de perda e de um luto que nos consumia, resolvemos criar um espaço que fosse o lugar de congregar um conjunto de pessoas que estivessem dispostas a viver um desafio alicerçado e fundamentado nos valores humanos que foram a marca da vida do Geraldo.
Esse espaço é hoje uma realidade e um desafio permanente. Estamos construindo o Centro de Cultura Geraldo Araújo, uma obra inacabada, um chamado a auto-superação. A força que nos move são esses valores e a certeza de que imbuídos desses sentimentos poderemos plantar novos modos de pensar e agir, fazer o que precisa ser feito de modo a garantir que o que é eterno prevaleça sobre a fulgarcidade da mesquinharia e do espírito limitado e destruidor.
A nobreza dos valores humanos é a justa medida da verdadeira grandeza do ser humano. Geraldo era um gigante porque tinha um coração nobre e bondoso e é por isso que sentimos tanto a sua falta, pois vivemos em um mundo que pune a bondade, a fidelidade a amizade e o respeito. Muitos de nossos líderes são incapazes de liderar guiados por esses valores e é por isso que somos órfãos de verdadeiros lideres e vítimas da pequenez dos pseudo-lideres.
A obra que estamos construindo ainda está inacabada e precisa de mais colaboradores para edificá-la. Some-se a nós e venha fazer o que precisa ser feito.
Lafaiete Araújo é
Presidente do Centro de Cultura e irmão do querido Geraldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário